• Dreno Horizontal Profundo (DHP)
O dreno horizontal profundo é considerado uma drenagem profunda que tem como principal objetivo escoar a água de percolação interna do maciço de solo, ou seja, é um fluxo de água que vem do lençol freático, ou da infiltração das águas da chuva no maciço que define um fluxo através dos poros pelo maciço terroso, e também das fendas e fissuras encontradas na região de alteração de rocha ou até mesmo de saprófito e diminui a vazão de percolação e as pressões neutras intersticiais.
A perfuração é executada com equipamentos de pequeno porte (pesando em média 50kg) e poderá ser utilizados equipamentos de grande porte (acima de 1000kg).
A perfuração normalmente é feita utilizando água podendo esta ser de reuso, ar comprimido, trado ou até mesmo lama. O fato que influenciará é a garantia de que o furo a ser executado esteja com sua circunferência mínima garantida e que as paredes estejam estáveis durante o processo até a instalação do dreno no furo.
Com a retirada da água do maciço, é preciso conduzi-la para um sistema de drenagem superficial que são as canaletas, valetas ou qualquer dispositivo de drenagem, evitando inclusive a erosão do maciço, coletando o fluxo d’água drenado para outro local, seja rio, manancial, etc. o funcionamento do DHP se dá através do fluxo gravitacional e costuma ser utilizado em encostas naturais e em taludes de corte. Ele geralmente possuiu um pequeno diâmetro, 25 mm até 76 mm, dependendo da vazão que se deseja captar.
Uma melhora no fator de segurança ocorre quando um número maior de drenos for executado na profundidade correta, visto que este capta o ponto desejável do contato solo-rocha do nível freático do lençol. O Dreno Horizontal Profundo é empregado na execução de cortinas atirantadas, agregando vantagens na redução da carga de empuxo hidráulico atrás da cortina e reduzindo o empuxo ativo do aterro sobre a contenção, o que garante precisão, porém é necessária a execução de sondagem geológica e geotécnica para a definição da aplicação, quantificação e comprimento destes elementos que atingem profundidades entre 20m e 60m, dependendo da finalidade da obra que está sendo projetada.
O DHP também é suado para a melhoria na segurança das obras feitas em solo grampeado, podendo ser aplicado em diversos níveis do talude com a mesma finalidade de redução do empuxo ativo e eliminação da água do maciço que satura e agrega sobrecarga indesejável, melhorando a estabilidade da obra. Além de ser utilizado para a obtenção de água em locais de difícil acesso, ou próximos a taludes que tenham finalidade para consumo próprio, devendo ser canalizados para reservatórios adequados.

Dreno Horizontal Profundo (DHP)

  • Dreno Horizontal Profundo (DHP)