• Solo Grampeado
Solo Grampeado é uma técnica de contenção utilizadas em diversos tipo de solo e rocha.
A técnica utiliza resumidamente a inserção de chumbadores no solo com fixação de injeção de calda de cimento, posteriormente são instaladas as drenagens (rasas e profundas) e depois é realizado seu acabamento, podendo ele ser em concreto projetado, grama ou mantas sintéticas.
O solo grampeado pode ser realizado em área onde o talude ou encosta e em terrenos que serão cortados, como por exemplo na construção de subsolos de prédios, silos, poços verticais (shafts) entre outros.
Em taludes ou encontas o solo grampeado é realizado retirando apenas os materiais “soltos” para a realização das suas etapas.
Em terrenos a serem cortados, são realizadas as perfurações da primeira linha de grampos, injeção e aplicação de concreto projetado. Após concluída estas etapas, são realizadas pequenas escavações nos níveis inferiores da contenção, normalmente chamadas de “nichos”, para execução parcial da perfuração-injeção-acabamento. Assim sucessivamente até que se alcance a cota desejada de projeto.
Os chumbadores são nada mais do que barras de aço, geralmente CA-50 com bitolas entre 10 e 25mm que devem receber pintura anticorrosiva.
Os chumbadores são montados com tubos de polietileno, tubos dos quais recebem as injeções setoriais (fases), e são intalados espaçadores para que não ocorra o contato da barra de aço com o solo e buscando a melhor maneira de centralizar os chumbadores no furo.
Os drenos rasos (barbacãs ou buzinotes) são instalados conforme é realizada a contenção e o seu acabamento. Os drenos rasos são normalmente acompanhados de geodrenos sintéticos que ficam em contato com o solo e o concreto projetado da contenção, direcionando qualquer umidade as drenos rasos.
Os drenos horizontais profundos (DHP’s) também são utilizados nas contenções em solo grampeado, buscando melhorar a drenagem do terreno para evitar acúmulo de forças no maciço contra a contenção. Estes devem ser realizados somente após as conclusões das injeções, pois as injeções podem sofre absorção pelos drenos, e estes ainda passam a ser obstruídos pela calda de cimento.
O concreto projetado via seca é o mais usual no acabamento de contenções em solo grampedo.
O concreto projetado é aplicado na contenção após todo o processo de perfuração e injeção. Ele é executado em camadas, normalmente entre os espaçamentos das telas, para que não hajam sombras de aplicação sob a malha de aço da tela.
O concreto projetado também pode ser aplicado com o uso de fibras sintéticas ou metálicas, utilizadas na substituição de aplicação de telas eletrosoldadas.

Solo Grampeado

  • Solo Grampeado Convencional